Meu caminho na inovação

ciclo inov tecnol-6Sou profissional ativa na Educação Superior, para cursos na área da Saúde, desde 1987, quando fui aprovada no primeiro concurso público que prestei. Desde então muita coisa já aconteceu, os tempos mudaram e eu não parei: eu mudei também, com o tempo e as tecnologias.

Já passei por tudo e vi de tudo um pouco, seja como docente, como pesquisadora, ou como consultora de órgãos e instituições, públicas e particulares.

Tive a oportunidade de contribuir com muitas ações e eventos, aprendi com tantas outras participações e atividades. Muitas delas me fizeram crescer, mas mesmo aquelas que – aparentemente – nada acrescentaram, me ensinaram muito!

Hoje eu tenho alguns canais, em mídias sociais e profissionais, onde desenvolvo conectividade e compartilho experiências e novos cursos. O Insights Docentes do Instagram, e o Insights Docentes do YouTube são canais para dicas e insights dedicados às questões cotidianas do docente da era pós-digital. No YouTube tenho também o Dra. Denise da Vinha, que um espaço que compartilho com meus estudantes, e com estudantes de cursos nas áreas de ciências do movimento; ali dividimos videoaulas, novas ideias, e os novos cursos e Oficinas Online, na Udemy.

No Facebook você encontra as minhas fanpages Dra. Denise da Vinha e Biofotogrametria, além de um trabalho iniciado na Rede Innovares de Conhecimento, onde todos são bem-vindos!

Aqui no blog, eu construí um espaço para interagir com leitores, apresentar minhas ideias e referenciar conceitos e práticas, ao longo do tempo. Aqui o leitor encontra minhas reflexões no mundo da educação, tecnologia, inovação, empreendedorismo e, mais recentemente (desde 2016), elas têm sido dedicadas ao estudo e aplicação das trilhas mentais e as neurociências da aprendizagem nos cursos da saúde (formação profissional e atendimento ao paciente/usuário), tecnologias educacionais, teledocência e tendências da Educação Superior do Século XXI.

Pegue um café, puxe um assento confortável e venha para dividirmos histórias e reflexões. Talvez uma delas tenha sido feita para lhe ajudar a pensar/mudar algo ou algum evento na sua vida,  e quem sabe você me ajuda, também, a descobrir novos mapas para velhos problemas…

SOBRE MINHA FORMAÇÃO E MINHA PRODUÇÃO: nesse link você encontra os acessos aos portais onde mantenho meus perfis acadêmico e profissional: Research Gate e LinkedIn. Neles, todas as atualizações de minha produção podem ser encontradas com facilidade.

PROPRIEDADE INTELECTUAL: desde 1999 trabalhei e desenvolvi um processamento de imagens para análise quantitativa de movimentos humanos, capturados por meio de câmeras fotográficas e filmadoras, com processamento aberto, manual e simplificado.

12027381_10208975122119114_6327696679884205428_o

Um processo sobre o qual me debrucei em estudos, aplicações e aprimoramentos por quase uma década antes de registrar como marca no INPI, em 2008.

Uma produção intelectual que há mais de 16 anos encontra-se em contínua evolução e adaptação aos novos requisitos do mundo do trabalho em saúde, foco do seu aprimoramento metodológico.

Passe por lá e curta a fanpage BIOFOTOGRAMETRIA no Facebook acompanhando a evolução da tecnologia inovadora a serviço da atuação profissional na área de análises do movimento.

INOVAÇÃO, DISRUPTURA E PROFISSÃO: gosto de pensar adiante. Sempre gostei, e sempre pensei diferente. Sou taurina e alguns chamam isso de teimosia, mas eu gosto de pensar que é determinação!

Por pensar diferente da esmagadora maioria, sempre me senti uma extraterrestre nos meios onde trabalhei (provavelmente muita gente pensou – e pensa – isso de mim, também). Mas o tempo passa, e o que era futuro se torna presente, então tudo o que era “estranho” e soava “extraterrestre” ganha contexto e vira realidade.

Uma das melhores coisas que fiz, em 2015, foi ir em busca das vozes jovens e inovadoras. Fui conhecer de perto os novos “extraterrestres” dessa geração Y que, graças à tecnologia e à globalização, conseguem reunir-se em tribos, grupos, fanpages e dar voz e corpo às ideias e conceitos futuristas que trazem. Inspirei-me nesses novos conceitos e perspectivas dessa Geração Y e, depois do curso, comecei uma nova fase na minha carreira de pesquisadora… Leia o texto!

Nesse texto eu trato exatamente acerca da disrupção conceitual sobre o trabalho, o exercício profissional como o conhecemos (em qualquer área), sobre a diferença real e prática entre PROFISSÃO e CARREIRA. Passa pelo o inconsciente do uso dessas palavras no cotidiano e como o aspecto pessoal se soma ao aspecto de formação técnica (PROFISSÃO) e cria uma CARREIRA.

creathonTem também uma história de como cheguei até aqui, e como estou desenvolvendo novas metodologias de aprendizagem criativa e significada. Eu conto que nos últimos 5 anos migrei do “renovar” para o “inovar” em sala de aula, e como esse inovar impulsionou em mim novos movimentos, buscar novas ferramentas com gente fera! E ainda, de que maneira esses meus novos movimentos impulsionaram meus estudantes, igualmente, para novos caminhos de aprendizagem e de sucesso.

Após uma maratona de criatividade e Design Thinking, liderada por profissionais feras como André Bello, Cauê Ribeiro, Davi Gomes e Abraão Andrade, só uma conclusão é possível: junte-se aos bons, aprenda com os melhores, cresça com os grandes. Não há segredos para o sucesso. Há movimentos!

A EXPERIÊNCIA DE UMA NETWORK PROFISSIONAL BASEADA EM AFINIDADES

Tenho um perfil no LinkedIn, como todos da minha geração. Afinal, era a única rede de abrangência internacional aberta e destinada a essa finalidade. Acho que o Research Gate não conta, porque lá estamos apenas entre pesquisadores, e as conexões são centradas nas pesquisas e projetos que desenvolvemos.

Isso também é uma nova experiência: qual a plataforma profissional que melhor expressa quem você é, o que faz, como se apresenta e como essa plataforma lhe posiciona, no atual cenário do mundo do trabalho?

BeBee

Muito bem… Aí veio beBee ao final de 2014, com uma proposta totalmente diferente!

Só me juntei à colméia no ano de 2016, mas a experiência de escrever ali foi pra lá de gratificante e recompensadora! Lá eu arrisquei meu primeiro artigo pessoal em inglês, e o retorno de encorajamento de escritores VIP da plataforma, de diversas partes do mundo, foi uma experiência única!

Assim, tomei a decisão de escrever um pouco mais em inglês sobre tudo o que já escrevo em português, assim que os tempos forem permitindo, e super-recomendo a outros colegas que façam o mesmo: experimentem voar para novas experiências.

Afinal, networking pode se transformar em uma experiência de vida, muito além de uma prática profissional!

DESIGNER OF ME (Project for Life)
Insta-DOM

Meu projeto em 2016 foi contribuir para ajudar professores e estudantes na transição de mindset, tãonecessária para transformar-se diante dos novos recursos e requisitos da Educação. Esse não é um caminho fácil, ou simples, por isso acredito em dividir as experiências, no formato de Mentoria e de exercícios que cada um pode fazer no seu próprio timing.

Há tempos venho sentindo a dificuldade que os atores, envolvidos no cenário da Educação, têm com a transição de modelos, comportamentos, ferramentas e metodologias.

Após trabalhar em algumas capacitações docentes, percebi que esse mundo novo requer um pré-requisito fundamental: uma nova maneira de perceber e pensar os processos, produtos e serviços, antes mesmo de começar o contato e a aplicação dos novos recursos.

O programa DOM tem 10 desafios sugeridos para 10 dias, num jogo onde não há competição, há colaboração. Um trabalho que começou com meus estudantes em sala de aula e que se estendeu para a comunidade educacional. Ofereci essa Oficina 100% online, gratuito, e com 2 pilares fundamentais: dividir para multiplicar, e empatia.

Nos blogs, canais, mídias e instituições, presenciais e virtuais, aprendi e ensinei, e continuo meu caminho, pavimentando inovações e criatividade, engajamento e protagonismo, na formação e capacitação de profissionais, estudantes e professores.

O objetivo é um só: vamos transformar esse mundo?!

Conheça e interaja com um grupo muito além do seu tempo, nos espaços digitais de teledocência do Insights Docentes no Youtube e Instagram (um espaço de interação diária para pensar os novos tempos da Educação Superior e Corporativa), o Dra. Denise da Vinha também no YouTube, e as fanpage Dra Denise da Vinha e da Biofotogrametria, no Facebook.

Há um mundo de conhecimento e inovação esperando por você, a cada clique!

 

2 comentários em “Meu caminho na inovação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s